HOMILIA DIÁRIA
(At
15, 1-6 / Jo 15, 1-8)
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o
agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá
fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda”
(João 15,1-2).
Jesus é a videira
verdadeira, aquela onde estamos unidos e vamos n’Ele produzir frutos.
Precisamos deixar que o Pai regue essa videira, para que, permanecendo em
Cristo, possamos produzir frutos.
Há uma coisa
importante: o verbo essencial que precisamos, hoje, guardar em nosso coração é
justamente: permanecer. Precisamos permanecer em Deus, não basta estarmos uma vez
ou outra com o Senhor, estarmos uma vez ou outra na igreja, rezando de vez em
quando. Permanecer n’Ele quer dizer ter o Espírito n’Ele em nós e o nosso
espírito estar n’Ele, pois Ele nos mantêm vigilantes, atentos, ligados e
conectados em Deus.
Como é importante
essa conexão do nosso humano com o divino, que é Deus! Essa conexão, essa
comunicação, não pode ser interrompida, porque o que dá a vida de Deus em nós é
nossa comunhão com Ele, é nossa ligação com Ele, é permanecermos n’Ele.
É preciso um
esforço para permanecer. O esforço de regar, cuidar e alimentar. Então,
primeiro, cuidar da nossa relação com Deus, cuidar para que vivamos nossas
práticas devocionais, práticas de oração, mas, acima de tudo, alimentar essas
práticas com uma vida oracional concreta.
Não abra mão da
Palavra de Deus, não abra mão de se alimentar dela, de regar seu coração dia a
dia, cultivando uma intimidade com o Senhor por meio da Sua Palavra.
Vamos dar frutos em Deus quando permitirmos que Ele
não só cuide de nós, mas também possa podar o nosso coração
Não só deixe o
Senhor regar, mas deixe também, como diz a Palavra de Deus, Ele podar seu
coração. Quem cuida de árvores sabe o quanto é importante podá-las primeiro,
porque tem aqueles galhos que estão soltos, aqueles galhos que não servem para
mais nada, sobretudo, podar para que o fruto possa aparecer e realmente vingar.
Vamos dar frutos
em Deus quando permitirmos que Ele não só cuide de nós, mas pode o nosso
coração, pode as más inclinações que estão nascendo em nós, aquele ciúmes,
aquele mal ressentimento ou mágoa. Que o Senhor possa podar aquele
comportamento que não estamos prestando atenção, mas está atrapalhando a nossa
relação com Deus, a nossa vida de comunhão com os irmãos.
É graça sermos
podados por Deus, sermos corrigidos por Ele, porque é sendo corrigidos por Ele
que nós permanecemos n’Ele, e o Seu amor só cresce em nós.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da
Comunidade Canção Nova