HOMILIA DIÁRIA
(At
12, 24-13,5 / Jo
12, 44-50)
“Eu vim ao mundo como luz, para que todo
aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”
(João 12,46).
Jesus não nos quer
nas trevas nem na escuridão, não nos quer perdidos onde estamos. Ele nos quer
na luz. Existe a escuridão maior onde a pessoa está perdida nos seus conceitos
e valores, está vivendo uma vida mundana, é uma forma de estar com a mente
obscura; e a pessoa, muitas vezes, se torna egoísta, orgulhosa, avarenta, ela não
é capaz de perceber os males que ela realiza, as palavras duras que saem da sua
boca.
Existe também como
acontece conosco a possibilidade de conhecermos Jesus, mas não sermos
plenamente iluminados por Ele. Não nos enganemos, porque nem tudo que reluz é
luz, nem tudo que parece ser ouro é ouro. Vivemos num mundo onde tantas coisas
são ilusórias, enganosas e aparentes. Compramos um perfume que parece original
e só depois que usamos percebemos que não é; compramos coisas que são iguais às
originais, mas, de repente, aparece a marca da falsificação, da enganação e da
ilusão.
Podemos ser
cristãos iludidos e enganados, porque nos iludimos muitas vezes; estamos em
Jesus, mas não caminhamos plenamente na luz. Escondemos os nossos pecados e
erros, e não permitimos que Jesus nos ilumine. Deixamos ali na penumbra: “Esse
aqui não mexe, não se trata”. A pessoa está vivendo uma vida e fazendo coisas
erradas e escondidas, e não quer sair desse mal, dessa escuridão. Às vezes,
somos cristãos, seguidores de Cristo, mas somos os mais egoístas, os mais
duros, grossos, sem educação, somos causadores de intrigas, maldades e
perversidades.
Encontramos, no
meio de nós, muitas coisas que não se encontram no mundo. A luz de Jesus para o
mundo não deve estar direcionada somente para o mundo lá fora; essa luz tem de
penetrar em nós, inclusive, em nossas igrejas, capelas e na espiritualidade que
cultivamos, porque pode acontecer de trazermos pessoas para seguir Jesus e
continuarmos caminhando na escuridão da vida.
Viemos ao mundo como luz e precisamos permitir que
a luz de Jesus nos ilumine para não vivermos na escuridão
Não nos
conformemos com a penumbra da luz, tenhamos a luz bem clara dentro da nossa
casa para bem iluminar o ambiente. Não nos conformemos com a penumbra da alma,
do espírito e do coração, mas nos permitamos ser iluminados por Jesus.
Não basta termos
um terço na mão, uma cruz no pescoço, carregarmos uma medalha pequena ou
grande. O que precisamos, mais do que esses sinais externos, que muitas vezes
precisamos até tirá-los, é de luz interior.
Muitas vezes,
nosso interior está totalmente confuso. Às vezes, seguimos Jesus mais perdidos
do que achados; e não é que Jesus não nos achou, mas nós, em Deus, perdemo-nos
d’Ele.
Facilmente, um
discípulo se engana parecendo que está em Deus, mas deixando se perder em meio
à escuridão. Viemos ao mundo como luz, e precisamos permitir que a luz de Jesus
nos ilumine para não vivermos na escuridão.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova