HOMILIA DIÁRIA
(At 8, 1-8 / Jo 6, 35-40)
“Eu sou o
pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais
terá sede”
(João 6,35).
Jesus é o
pão da vida, e todos nós sabemos a importância que o pão tem na vida humana. O
pão é o símbolo dos alimentos em geral. Na verdade, todos nós temos necessidade
de nos alimentar, e o pão é o alimento mais antigo que a natureza humana
conhece.
Em todas
as culturas, o pão serviu e serve, de diversas formas, para nos alimentar. O
pão nos sacia, e se nos enchermos de pão, ficaremos até empanturrados, porque
nos enche e, às vezes, até nos incha, porque, comendo demais, ele vai nos
engordando mais do que podemos imaginar.
O pão
pode nos saciar, mas ele não pode nos dar a eternidade, ele não pode trazer luz
para os nossos problemas nem direção para a nossa vida. Aliás, ele até pode nos
dar mais problema; e quando o comemos em demasia, quando comemos de forma
errada, sabemos que nos enchemos demais do pão e o que ele causa em nós.
Precisamos
do pão que nos alimenta verdadeiramente, que nos sacia e nos preenche por
dentro e por fora. Esse pão se chama Jesus, e Ele não despreza o pão da Terra,
tanto que o multiplicou.
Jesus é o
primeiro e o mais importante alimento da alma humana, do coração de cada um de
nós
Jesus
veio para dizer que Ele é o alimento, Ele é o primeiro e o mais importante
alimento da alma humana, do coração de cada um de nós. Quem vai até Jesus não
tem mais fome. Então, a primeira coisa que precisamos fazer é irmos ao encontro
d’Ele, porque o encontro só acontece se as partes dão os passos. Deus deu Seus
passos, e os passos mais longos que poderia ter dado. Deus desceu por meio de
Jesus até nós, agora, é preciso que nós demos o nosso passo e façamos o nosso
esforço. É preciso dizer que o pão está ali, mas se levante para o buscar. Se
uma padaria está dando pão de graça, ela não vai bater à porta da sua casa e
dizer: “Vim lhe entregar o pão”.
Somos nós
que precisamos ir atrás de Jesus, porque Ele já veio, está se entregando todos
os dias por nós, mas se não O buscarmos, não nos saciamos. Uma vez que
buscamos, precisamos crer n’Ele sobre todas as coisas, porque crendo n’Ele não
teremos mais sede.
A água
sacia a nossa sede, mas depois voltamos a ter sede novamente. Entretanto, Jesus
nos sacia da sede de Deus, da sede de eternidade e de amor que todos nós
carregamos em nós.
Permitamo-nos
ser alimentados por Deus que nos deu Seu Filho, para que todo aquele que n’Ele
crê tenha a vida.
Deus
abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da
Comunidade Canção Nova