HOMILIA DIÁRIA
(At 9, 1-20 / Jo 6, 52-59)
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele”
(João 6,56).
Que graça
sublime é a vida de Deus em nós! O Filho do homem está dizendo que se não
bebermos o Seu sangue nem comermos a Sua carne, não teremos a vida d’Ele em
nós. A primeira graça que Ele nos dá é para bebermos o Seu sangue e comermos
Sua carne.
Sabemos
que, na cultura judaica, o animal era sacrificado em holocausto como oferenda a
ser dada a Deus. Na Ceia Pascal, o que se fazia era o cordeiro, imolado e
sacrificado como alimento naquela ceia.
Cordeiro
nenhum nos salva, animal nenhum nos dá a vida. Pode ser que sirva para ser
símbolo de um sacrifício, de uma oferta que se vai fazer a Deus, mas não salva
ninguém nem nos dá a vida. Nós nos alimentamos por um instante, mas, depois,
está todo mundo com fome de novo.
Jesus
olhou para aquele pão e para aquele vinho e disse: “É o meu corpo. É o meu
sangue”. O pão pelo pão não sacia ninguém, o sangue pelo sangue também não mata
a sede de ninguém, mas o Corpo de Jesus nos salva, o Sangue d’Ele é a vida
d’Ele em nós, porque no corpo está a expressão da existência visível.
A
Eucaristia, comer a carne de Jesus e tomar o sangue d’Ele, é experimentarmos a
vida plena que Deus nos dá
O sangue
sempre foi entendido como a vida psíquica, psicológica. É interessante que
Jesus nos dá Sua vida física, mas nos dá também Sua vida psíquica e
psicológica, porque, muitas vezes, as pessoas estão em busca do corpo físico,
da cura física, e é o que interessa para a maioria das pessoas, estar viva de
qualquer jeito, mas Deus não nos quer vivos de qualquer jeito.
Deus não
quer que tenhamos apenas a vida física, porque Ele não nos criou somente no
sentido físico, Ele nos criou inteiros, Ele nos criou com corpo, alma e
espírito, por isso a Eucaristia é o corpo, sangue, alma e divindade. É Jesus
inteiro, sem separação nem distinção. Quando nos alimentamos de Deus, recebemos
a vida inteira d’Ele.
Na
Eucaristia, comer a carne de Jesus e tomar o sangue d’Ele é experimentar a vida
plena que Deus nos dá. A plenitude é a eternidade no Céu, mas a eternidade
começa agora, quando vivemos uma vida intensamente eucarística. Não é só o
nosso físico que é tocado por Jesus, não é só o nosso semblante que é
transubstanciado, transfigurado, mas a nossa psique também, o nosso lado
psicológico.
Precisamos
buscar ser sarados e sanados por inteiro, porque, quando temos a vida de Jesus
em nós, Ele nos cura, liberta-nos dos fanatismos, dos exageros, de todas
aquelas coisas que criaram em nós. Jesus nos dá uma vida serena, sensata, mas
profundamente preenchida pelo amor de Deus. A Eucaristia é o remédio, o pão, é
a carne e o sangue que nos salva, nos liberta, cura e dá uma vida plenamente
humana.
Deus
abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da
Comunidade Canção Nova