HOMILIA DIÁRIA
(At 11, 1-18 / Jo 10, 1-10)
“Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será
salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar,
matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”
(João 10,9-10).
Queremos
realmente estar no colo de Jesus, nos braços d’Ele e sermos cuidados por Ele,
porque a verdade é esta: Ele não é só o Pastor das ovelhas, mas é, também, a
porta por onde as ovelhas devem passar.
Veja que
maravilha, a porta de qualquer lugar que entramos é o meio de encontrarmos o
que estamos procurando ou o que também não procuramos, porque a porta sinaliza
o lugar da entrada. Quando uma porta se fecha, se o dono dela não abre, não
podemos entrar.
Jesus é a
própria porta, quem passa por Ele entra na vida, na salvação e não vai se
perder. Há portas que entramos que, muitas vezes, não têm volta ou nos prendem
em caminhos que nos levam a perder a alma, o espírito, a verdade e a vida.
Alguém entrou pela porta da corrupção, do crime, da fofoca, das coisas más e
malditas.
Vamos ver
que o mundo é cheio de portas, tem porta para todos os lados. Tem a porta da
sala da nossa casa, porta da sala do chefe, tem a porta da pessoa que não nos
pertence. Cuidado! Pois entrar pela porta que se perde é muito fácil, elas são
muitas e estão abertas, alargadas e dizem: “Venham!”. Mas só existe uma porta
que nos salva, ela é Jesus. As ovelhas que entram por ela são salvas.
Jesus é a
própria porta, quem passa por Ele entra na vida, na salvação e não se perderá
O ladrão
é uma figura alegórica que se refere ao maligno. Ele é como um ladrão, aquele
da pior espécie, que vem não só para roubar e saquear, mas para matar e
destruir. O maligno não quer só roubar a nossa alma, ele quer matar, saquear,
nos destruir e nos aniquilar por inteiros.
Jesus
quer nos dar a vida em abundância e plenitude, Ele quer nos dar a vida em Deus.
Não nos deixemos enganar! A porta de Jesus pode parecer estreita, porque o
nosso coração se alargou para a vida e para os prazeres do mundo. Porém, quando
os deixamos novamente por via da penitência e dos meios espirituais, vamos
direcionando o nosso coração para que o mundo não roube a nossa vida.
Muitas
pessoas já perderam o gosto pelas coisas de Deus, o sabor d’Ele; pode ser que
nem renegaram a Deus, mas não tem mais o gosto e a vida em Deus. O ladrão vai
roubando até aniquilar. Não permitamos que a vida em Deus seja roubada de nós.
Entremos por Jesus, porque Ele é a única porta que nos salva.
Deus
abençoe você!
Padre
Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova