HOMILIA
DIÁRIA
(Atos 6, 8-15 / Jo 6, 22-29)
“Esforçai-vos não pelo alimento que se perde,
mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos
dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”
(João 6,27).
A verdade é que a vida
humana é se levantar até o sol se pôr para trabalhar e conseguirmos o pão de
cada dia, o pão que conquistamos com o suor do nosso rosto, do nosso trabalho e
da nossa dedicação.
O que é a vida humana
senão o esforço para trazer para dentro de casa o pão da subsistência, o pão
que alimenta, e trazer condições para que a nossa vida humana seja cada vez
mais digna e melhor?
Abençoado seja Deus e
você pelo trabalho que realiza para conquistar o pão de cada dia. Não se
esforce somente por esse alimento que depois perece. O alimento que você
comprou ontem, serviu só para ontem, alimentou-o, colocou-o de pé. O pão que
comi hoje me serviu para hoje e, às vezes, nem dá para o dia inteiro; comemos
de manhã, e mais tarde temos de comer de novo para permanecermos de pé. Porém,
com muito mais esforço, com muito mais empenho e amor, devemos nos dedicar pelo
alimento que permanece até a vida eterna.
Sejamos bons
trabalhadores, mas sejamos também bons cristãos. Sejamos realmente bons naquilo
que fazemos, mas sejamos, acima de tudo, discípulos do Mestre Jesus, por isso
trabalhemos com todo o nosso coração para termos em nós o alimento que Ele nos
dá.
Com muito mais esforço e amor, devemos nos dedicar
pelo alimento que permanece até a vida eterna
Que alimento é esse? Ele
é o próprio alimento que vem alimentar a nossa vida, Ele é o alimento da nossa
alma, do nosso espírito, da nossa mente e da nossa vontade. A verdade é que
precisamos trabalhar mais para nos alimentarmos mais de Jesus, porque nós temos
engordado, nos alimentado, temos nos saciado fisicamente, mas estamos muito
raquíticos na fé.
Olhemos para as nossas
casas, para as nossas famílias, para os nossos filhos. Estamos enchendo as
crianças de biscoitos, refrigerantes etc. Estamos enchendo os nossos filhos de
brinquedos, de parafernálias, mas o alimento de Jesus é somente um pouquinho de
ração, e por isso os filhos estão desfalecendo na fé. Também estamos
desfalecendo na fé, por isso fraquejamos tanto, caímos e nos decepcionamos
tanto, porque trabalhamos tanto pelo alimento e pela vida humana, terrena, mas
não nos alimentamos do pão que dá a vida eterna.
Não nos alimentamos de
Jesus somente para um dia irmos para o Céu, nós nos alimentamos do Senhor para
que a vida d’Ele esteja em nós, é por isso que precisamos nos esforçar. A
palavra e o verbo são esforço, luta, dedicação e empenho.
Como não lembrar que
minha mãe trabalhou com todo amor do mundo para garantir um arroz, um feijão e
um ovinho dentro de casa! E, às vezes, uma vez por mês, um pedaço de carne. Que
esforço ela fez para ter isso, mas que esforço ela também fez para que nos
alimentássemos de Deus.
Precisamos parar de
fazer “corpo mole” no que diz respeito à fé, à oração e, sobretudo, ao
alimentar-se de Deus. Ou nos esforçamos ou pereceremos por falta do pão que nos
dá a vida em Deus.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção
Nova