HOMILIA DIÁRIA
(At 7, 51-8,1 / Jo 6, 30-35)
“Em verdade, em verdade vos digo, não foi
Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro
pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”
(João
6,32-33).
Nosso Pai maravilhoso, bondoso e misericordioso é
digno de todo louvor, honra, glória e de toda bênção, porque Ele nos sacia,
alimenta-nos e cuida de nós. O Pai poderia nos alimentar de diversas formas,
como Ele nos alimenta com toda a natureza criada tão rica em elementos para
saciar a nossa fome e nossa sede, mas o Pai sabe que nós temos fome de
eternidade, temos sede d’Ele, sede do Céu; e se não nos preenchermos dessa
fome, iremos nos saciar com alimentos estragados.
Assim como estamos deixando bons alimentos para não
comermos qualquer coisa, e o nosso organismo está se estragando e estamos
adquirindo e assimilando tantas doenças, é porque comemos tantos alimentos,
tantas bobagens que nos estragam. No nosso interior, não é diferente, na nossa
vida psicológica, psíquica, espiritual, também estamos nos alimentando de
qualquer coisa, estamos nos preenchendo com intelectualismos, filosofias e
psicologias. Todas elas têm a sua importância, mas o homem e a mulher de Deus
se alimentam de Deus em primeiro lugar.
O jovem de Deus ou qualquer pessoa que vai se
formar em uma área, apaixona-se por alguma ciência, aplica-se, debruça-se; e é
bonito ver a determinação, ver a pessoa se debruçar por aquilo que ela acredita
e corre atrás.
Precisamos
buscar, com mais intensidade, o único pão que nos sacia: Jesus
Precisamos correr atrás para nos alimentar de Deus,
porque Ele fez a parte d’Ele e nos deu Seu Filho como alimento para nos
alimentar e preencher a nossa vida.
Só Jesus é o alimento que o Pai nos dá, é o Pão de
Deus, o Pão que desce do Céu e dá vida ao mundo; este mundo em que vivemos, que
é feito de aparências, onde parece que todos estão vivos, estão bem, todos
cheios de cores! Na televisão, só mostram coisas belas, então, você coloca uma
“capa” para esconder o que está por trás, para não mostrar o quanto as pessoas
estão tristes, deprimidas, depressivas, oprimidas, magoadas e feridas no corpo,
na alma e no espírito.
A verdade é que o mundo é um verdadeiro ambulatório
onde estamos sempre na emergência para salvar almas, vidas e corações. O
remédio nós temos, o alimento nós temos, mas é como um paciente que está na
UTI, mas o medicam de forma errada: ele se alimenta de forma errada e vai
perecer, porque não foi bem cuidado.
Deus viu e está vendo que o mundo está numa verdadeira
UTI, e Ele mesmo veio salvar e resgatar os Seus, para que não pereçam.
É preciso que nos alimentemos d’Ele, que nos
permitamos ir a Ele, porque quem vai ao Pai não tem fome nem sede, pois Ele
mesmo nos sacia, preenche-nos com a Sua presença. Em meio às circunstâncias em
que estamos, precisamos buscar, com mais intensidade, o único pão que nos
sacia, e Ele se chama Jesus, o Pão que desce do Céu para dar vida ao mundo,
para dar vida a nossa vida.
Deus abençoe você!
Padre
Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova