HOMILIA DIÁRIA
(At
13, 26-33 / Jo 14, 1-6)
“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em
Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai, há muitas moradas”
(João 14,1-2).
Jesus está nos
dizendo que para a perturbação não tomar conta do nosso coração é preciso
colocarmos a nossa fé em Deus, porque a fé traz estabilidade emocional,
espiritual e psicológica. A fé nos equilibra, porque nós nos desequilibramos
facilmente na corda bamba da vida.
As dificuldades,
as aflições, os problemas, as situações complexas e complicadas da vida deixam
o nosso coração inquieto, perturbado, acelerado mais do que devia; e ficamos,
muitas vezes, tristes, angustiados, tensos e nervosos para lidarmos com as
situações da vida.
Não se agite, não
se perturbe, não se atemorize. Eu digo mais ainda: não deixe a ansiedade
corroer o seu coração, tomar conta das suas vísceras mais profundas, porque,
quando a ansiedade vai tomando conta de nós, ela vai nos deixando profundamente
inquietos, nervosos e, assim, damos más respostas, não estamos inteiros naquilo
que fazemos, estamos sempre em busca de uma satisfação, porque uma profunda
inquietação toma conta de nós.
Alimentemos a
nossa fé, alimentemos a nossa relação de confiança e entrega a Deus, porque de
outro modo não nos relacionamos com Ele, a não ser colocando n’Ele a nossa fé e
a nossa confiança. Se colocamos n’Ele a nossa confiança, precisamos deixar que
Ele tome conta do nosso coração e dos sentimentos que carregamos em nós.
Não perturbe o vosso coração, deixe que a fé
conduza e ilumine os seus passos, sua alma e o seu viver
Eu sei que temos
receios, medos, temores, mas precisamos entregar, pela fé, tudo isso aos
cuidados do Senhor. Uma vez que os entregamos, precisamos confiar. Eu posso
entregar algo para você cuidar para mim, mas eu fico desconfiando, fico
ligando, perturbando e perguntando: “Você está cuidando? Está tudo bem?”.
Quando nos colocamos nas mãos de Deus, temos a plena confiança de que Ele cuida
de nós.
Esses dias, uma
situação me inquietou demais, eu queria uma resposta imediata, e Jesus me
disse: “Não vos inquieteis, deixa que eu cuide. Você já fez a sua parte, agora
é só esperar e confiar”. Eu digo o mesmo a você: viva bem, cumpra as suas
obrigações. Se há algo que o inquieta, deixa que a graça de Deus vá cuidando,
mas entregue isso nas mãos do Senhor. Não perturbe mesmo o vosso coração, deixe
que a fé conduza e ilumine os seus passos, sua alma e o seu viver.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da
Comunidade Canção Nova