HOMLIA DIÁRIA
(Atos
13,13-25 / João 13,16-20)
“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não
está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se
sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes”
(João 13,16-17).
Jesus quer que
sejamos felizes, e Ele mesmo nos ensina o que devemos fazer para trilhar o
caminho da felicidade. A primeira coisa e a maior de todas elas é que a
felicidade consiste em servir, porque o Evangelho começa, justamente, depois
que Jesus lava os pés dos Seus discípulos.
Se queremos
aprender a ser felizes, precisamos aprender a servir. Devemos aprender a nos
colocar aos pés dos irmãos para lavá-los, amá-los e ajudarmos uns aos outros.
A vocação de
servir deve estar dentro do coração de cada um de nós como missão primeira e
fundamental nessa vida. Estamos aqui para servir uns aos outros. É verdade que,
por causa do egoísmo, do orgulho e da soberba, fechamo-nos em nós e queremos
que o mundo esteja girando em torno de nós, preferimos que os outros nos
sirvam, e quando nos servem parece que é obrigação, nem sabemos mais dizer:
“Obrigada! Deus abençoe!”, nos falta até gentileza em agradecer o outro quando
ele nos serve qualquer coisa.
O principal é a
nossa falta de disposição em estar a serviço dos outros. Estar a serviço dos
outros, no sentido evangélico, não é esperar receber nada em troca, nem
recompensa, gratidão nem reconhecimento da parte de quem quer que seja.
Servimos porque o serviço é próprio do amor e o amor é servir e se colocar a
serviço do outro, é fazer o bem ao outro.
Se quisermos aprender a sermos felizes, precisamos
aprender a servir. Devemos aprender a nos colocar aos pés dos irmãos
Comecemos servindo
em casa, servindo uns aos outros, comecemos com gestos de gentileza, de bondade
e ternura. Não deixemos que a acomodação tome conta de nós e simplesmente
paremos de ajudar uns aos outros.
Ajude na
comunidade, ajude na igreja, ajude no seu serviço. Porque ajudar não é
simplesmente a questão de estender uma mão, ajudar é uma questão de se colocar
à disposição do outro: “Estou aqui para o que der e vier. Estou aqui para
servir as suas necessidades. Estou aqui para te ajudar a ser melhor”.
É nossa vocação de
seguidores de Jesus ajudarmos o mundo a ser melhor. E o modo de ajudarmos o
mundo a ser melhor é ajudar uns aos outros. Ninguém pode aspirar ser maior do
que ninguém, o patrão não é mais importante do que o empregado, mas o empregado
também não pode se achar mais importante do que o seu patrão.
Não somos mais
importantes do que ninguém, somos servidores uns dos outros como o nosso Mestre
Jesus nos ensinou a servir.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da
Comunidade Canção Nova