HOMILIA DIÁRIA
(At
14, 19-28, Jo 14, 27-31)
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não
a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração”
(João 14,27).
O Senhor está nos
dando a Sua paz, pois tudo o que nós precisamos é da paz que vem de Deus e não
da paz que vem do mundo, porque o mundo, infelizmente, vive uma falsa paz, as
pessoas fazem mal umas às outras e sentem paz quando levam vantagem, quando se sobressaem
sobre os outros, muitas vezes, prejudicando-os. Quem não tem uma consciência
reta ou vive uma consciência laxa, não experimenta a paz de uma retidão de
consciência, a paz de estar em Deus; então, muitas vezes, é criticado,
esquecido, injustiçado, vivendo muitas coisas negativas desse mundo.
Deixe-se invadir
pela paz que vem de Deus. Ele é a nossa paz, e a paz que vem de Deus é a saúde,
o equilíbrio emocional que todos nós precisamos. Não é simplesmente a paz da
ausência de conflitos, porque vamos ter conflitos conosco, com os irmãos, com
as situações, com a vida, mas precisamos, justamente, da paz para resolver os
conflitos.
Os conflitos nos
derrotam e nos deixam agonizando quando não temos paz no coração, por isso
permitamos que a paz que vem de Deus, a paz que é o próprio Deus, possa entrar
no nosso coração. Essa paz que vence toda a perturbação, que tira a nossa paz
interior e agita a nossa saúde emocional, vem do Senhor.
A paz que vence toda a perturbação, que tira a
nossa paz interior e agita a nossa saúde emocional, vem do Senhor
Duas coisas são
importantes. A primeira delas é a meditação, é mergulhar a alma em Deus,
mergulhar o coração em Cristo, tranquilizar a alma para que ela foque no
essencial. A meditação que nos purifica, nos lava e acalma por dentro.
Precisamos do
silêncio interior. Não basta o silêncio de não abrir a boca, porque temos
muitos barulhos dentro de nós, muita coisa agitando, perturbando e inquietando
o nosso coração. Quando partimos para a meditação, meditamos o amor de Deus, a
Paixão de Cristo, a Palavra de Deus e tudo aquilo que Ele nos traz para dar a
paz. A Palavra penetra em nós e nos traz a serenidade de alma de que tanto
necessitamos.
Busquemos viver em
paz uns com os outros, vivendo nessa paz que brota do coração de Deus.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da
Comunidade Canção Nova.