HOMILIA DIÁRIA
(At
14, 5-18 / Jo
14, 21-26)
“Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o
meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”
(João 14,23).
A grande graça é
que Deus quer fazer morada em nós, Ele quer habitar em nós. Às vezes, sentimos
que estamos sozinhos nesta vida, que caminhamos sozinhos mesmo tendo pessoas ao
nosso lado, mas quem está em Deus não está só.
Deus faz morada em
nosso coração e deseja, realmente, habitar em nós, mas há apenas uma condição:
nós precisamos amá-Lo. E se alguém O ama, guarda a Sua palavra. Veja, não é
amar da boca para fora, não é dizer “Senhor, nós O amamos”; na verdade, nem
precisamos dizer, porque o amor a Ele é manifestado quando guardamos a Sua
Palavra.
Precisamos,
primeiro, ouvir Sua Palavra e, ouvindo-a, precisamos guardá-la, praticá-la,
vivenciá-la e colocá-la em prática em tudo aquilo que realizamos. O meio de
Deus habitar em nós é mergulhando na Sua Palavra, para que ela permaneça em nós
e nós permaneçamos nela, mergulhemos nela, permitamos que ela fale, direcione e
impulsione tudo aquilo que realizamos.
A direção para um discípulo de Jesus é a Palavra de
Deus vivida, meditada e guardada
“Se alguém não me
ama, com certeza, não guarda a minha Palavra”. Reconhecemos que, no mundo, não
há o amor de Deus, porque o mundo não guarda Sua Palavra, pois tem a sua
própria palavra, as suas próprias direções. No entanto, a direção para um
discípulo de Jesus, para um servo de Deus é a Palavra vivida, meditada,
guardada, de modo que vá nos mexendo, tocando, direcionando e dando-nos sempre
a razão de viver.
Apliquemo-nos,
hoje, no amor a Deus, amemos a Deus com toda a intensidade da nossa alma e do
nosso coração. Mergulhemos na Sua Palavra, porque só Ele tem Palavras para nos
dar vida. E a Palavra d’Ele vai morar em nós e seremos um com Deus e Ele quer
ser um conosco. Precisamos deixá-Lo morar em nós.
Que a Palavra de
Jesus esteja em mim e em você, e que ela permaneça em nós.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova