.







REFLEXÃO

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

VENHAM A MIM!

Comentário ao Evangelho
(Mateus 11,28-30)

A presença de Jesus na História visa a libertação do ser humano de toda sorte de escravidão. "Penar e carregar o fardo" apontam para a situação difícil do povo mais pobre, subjugado pela prepotência dos grandes, seja em nível sociopolítico seja em nível religioso. Jesus propôs-se a tirar-lhe dos ombros esta carga pesada. Como?

Em primeiro lugar, mostrando-se manso e humilde de coração, cheio de misericórdia para quem era vítima da opressão. Diferentemente dos prepotentes, sabia compadecer-se dos pequeninos, fazendo-se solidário com eles.

Em segundo lugar, recusando-se a multiplicar normas religiosas. Pelo contrário, reduzindo tudo ao essencial: amor e misericórdia. A religião, neste caso, torna-se prazeirosa, por respeitar a liberdade e ser humanizadora. Portanto, suave de ser vivida, leve de ser praticada.

Em terceiro lugar, a proposta de Jesus supõe um ato da liberdade, sem se impôr, à revelia do ser humano. Comporta uma adesão pessoal a ele. Desta forma, a prática religiosa não será mera exterioridade. Antes, será expressão de sua convicção mais profunda.

Convocando os pobres e humildes para se acercarem dele, Jesus lhes abre uma perspectiva nova de vida, fundada no amor.

Oração

Espírito que leva a Jesus, faze-me atender ao apelo de quem pode, por meio da mansidão e da humildade de coração, libertar-me de toda espécie de escravidão.

Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica.

http://www.domtotal.com/religiao-liturgia-diaria.php?data=2016-12-7