.







REFLEXÃO

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

A ADESÃO AO SENHOR

Comentário ao Evangelho
(Mateus 7,21.24-27)

À espera do Senhor, os discípulos correm o risco de enganar-se no modo de aderir a ele. São os que expressam sua adesão com a boca - "Senhor, Senhor!" - enquanto, na realidade, vivem muito distante dele. A confissão verbal permanece no plano da teoria, sem que se perceba ressonâncias no seu dia-a-dia. Em outras palavras, a fé não se encarna em sua vida. É como se fosse um âmbito isolado, desconectado do conjunto de sua existência.

Evidentemente, este estilo de vida impossibilita a acolhida do Senhor. Quem pensa estar indo ao encontro dele, tarde demais compreenderá ter tomado o caminho errado.

A maneira correta de preparar-se para o advento do Senhor consiste em colocar em prática suas palavras, assumindo-as como projeto de vida. As palavras de Jesus estão em perfeita correspondência com a vontade do Pai, e são a expressão do desígnio divino para a humanidade. Se o discípulo se deixa guiar por elas, pode estar seguro de ter tomado o rumo certo. Ele tem o testemunho de Jesus, e sabe qual foi o desfecho da vida dele. Tendo, ele mesmo, vivido em total submissão ao querer do Pai, foi por ele ressuscitado para a plena comunhão. Igualmente o discípulo, pela prática das palavras de Jesus poderá estar certo de entrar no Reino dos céus, para a comunhão eterna com o Senhor.

Oração

Espírito que move a praticar a Palavra, que é não proclame minha fé só com a boca, e sim, pela plena vivência da vontade do Pai celeste, expressa nas palavras de Jesus.

Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica.

http://www.domtotal.com/religiao-liturgia-diaria.html